Dores de cabeça e dores no rosto podem ter relação com problema na mandíbula?
- Dra Larissa da Silva

- 11 de set. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 12 de set. de 2018

Disfunção temporo mandibular (DTM) é uma condição que atrapalha tanto a vida pessoal quanto profissional do paciente.
A DTM tem diversas causas e além dos sintomas citados acima, pode ocorrer dificuldade de abrir e fechar a boca, dificuldade para mastigar, travamento da boca, entre outros. São muitos fatores que podem acarretar a essa situação como estresse, ansiedade, bruxismo (hábitos de ranger os dentes), hábitos como roer unha, apertamento dos dentes, atividade exagerada da musculatura da face, entre outros.
Um artigo científico foi realizado mostrando o impacto da dor na vida de indivíduos portadores de disfunção da articulação temporo mandibular (DTM).
Foram estudados 22 pacientes portadores de dessa condição. Os resultados mostraram que a dor da DTM prejudicou as atividades do trabalho (59,09%), da escola (59,09%), o sono (68,18%) e o apetite/alimentação (63,64%).
A DTM não tem cura, mas pode ser tratada e controlada. Entre os fatores importantes para controlar a DTM estão reduzir o estresse, relaxar os músculos e evitar o hábito de ranger os dentes.
Um dispositivo muito legal para ajudar nesse quadro é a placa miorelaxante que por ser feita de resina, protege os dentes do apertamento ou bruxismo, evitando assim que seus dentes quebrem e ajuda na redução dessa atividade muscular exacerbada.










Comentários